Início > Notícias > Lendo
Avaliação da Exposição Ocupacional aos Agentes Químicos será tema de palestra

Publicada em 27/03/2018

Vitória/ES - Nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, a Fundacentro do Espírito Santo realizará palestra sobre "Avaliação da Exposição Ocupacional aos Agentes Químicos", a ser ministrado pelo engenheiro químico e de segurança do trabalho (aposentado da instituição), José Possebon.

O intuito é preparar os engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, pessoal técnico responsável pela área de segurança e saúde no trabalho para avaliar e interpretar a avaliação ocupacional da exposição aos agentes químicos.

Possebon é mestre em sistema de gestão na área de segurança e saúde no trabalho pela Universidade, em sua palestra, destacará na parte teórica os temas sobre a conceituação de gases, vapores e aerodispersóides; Classificação dos Gases e Vapores (irritantes, anestésicos e asfixiantes) e vias de ingresso no organismo; limites de tolerância; valor teto, valor máximo, brief & scalla e LT para misturas cancerígenas, sensibilizantes, disruptores endócrinos e POPs.

Também fará parte da palestra, os tópicos sobre estratégia de amostragem; amostragem de gases, vapores e aerodispersóides; equipamentos de leitura direta (medidores, analisadores e os tubos reagentes de curta, longa duração e de leitura direta por difusão); amostragem de ar total e com separação dos contaminantes; amostragem de sílica, amianto e algodão; amostragem de gases e vapores e fumos metálicos; absorventes sólidos (carvão ativado, sílica-gel, Tenax GC); amostradores passivos; metodologia Niosh e Fundacentro; calibração e aferição das bombas; tratamento das amostras; interpretação dos resultados e tratamento estatístico dos dados.

Após os alunos terão a parte prática que incluirá calibração e aferição de bombas de amostragem; montagem dos conjuntos para coleta de agentes químicos; aerodispersóides (sílica, algodão, amianto e fumos) e gases e vapores; acondicionamento e o transporte das amostras; preenchimento das folhas de campo e identificação dos amostradores; metodologia analítica e avaliação biológica (IBE).

A palestra será realizada no auditório da instituição situada localizada à rua Cândido Ramos, nº 30 - Edifício Chamonix - Jardim da Penha - Vitória - ES. O pesquisador e engenheiro da Fundacentro do Espírito Santo, Antônio Carlos Garcia Júnior, é o coordenador do evento.

A inscrição é feita via online. Informações podem ser obtidas com Raquel ou Aline, pelo telefone: (27) 3315.0040, ramal 220 e 238.

Fonte: Fundacentro

Leia também

SegTrabMed
(24) 3311-7218 | (24) 2252-3763 | (24) 98813-5219

Centro Empresarial Três Rios
Rua Sete de Setembro, 159 / 1º andar - Centro
25802-130 - Três Rios / RJ

Facebook
Desenvolvido por Rian Design